FANDOM


A veracidade dos fatos de Fallout é um conjunto de ideias consideradas como parte oficial do universo de Fallout.

Disputas sobre a veracidadeEditar

Por conta da variação criada por cada time diferente durante a criação dos jogos, enredo e diálogos na série, existem diversas inconsistências dentro dos jogos, gerando assim, uma variedade de veracidades entre os fãs da série, causando disputas para provar a veracidade de determinado jogo sobre os outros. Por exemplo, em caso de inconsistência entre os jogos, alguns fãs podem considerar entradas mais recentes na série como substitutas das mais velhas, enquanto outros devem considerar a original como "verdadeira" e a inconsistência como erros por parte do desenvolvimento dos jogos posteriores. Mesmo os desenvolvedores de cada um dos jogos podem ter discordâncias em qual dos jogos detêm a verdade absoluta: por exemplo, Tim Cain e Chris Taylor possuem diferentes formas sobre a origem dos ghouls.

Jogos verídicos (canônicos) Editar

  • Fallout e Fallout 2 são canônicos de acordo com a Bethesda, uma vez que Fallout 3 incorpora boa parte da históra de Fallout e Fallout 2.
  • Fallout 3 e suas DLCs foram produzidas pela Bethesda, logo o jogo é canônico, assim como todos os outros jogos e materiais suplementares lançados pela Bethesda.
  • Fallout: New Vegas, que foi distribuído pela Bethesda, é canônico, assim como todos os materiais suplementares lançados oficialmente, como a graphic novel All Roads.
  • Fallout 4 foi produzido pela Bethesda, logo é canônico.

Uma vez que esses jogos foram estabelecidos como verídicos, eventos com ocorrência confirmada em jogos seguintes podem ser usados como referência livremente.

Exemplos

  • Dogmeat tem referências nas Memórias do Vault Dweller, a qual menciona que ele morreu na Mariposa Military Base. Isso pode ser considerado canônico e ser livremente usado como referência.
  • A EPA foi cortada de Fallout 2 e não é canônica. A inclusão dessa informação deve possuir um aviso de conteúdo removido ou não-verídico.
  • Tycho não possui referências nos jogos futuros. Sendo ele recrutado ou não pelo Vault Dweller, isso não é considerado canônico. Não há problema em discutir sobre ele em certos contextos (NPCs de Fallout, quests de Junktown, etc.) e também não há problema em incluir fatos que são ditos sobre ele no início de Fallout (por exemplo, que ele era um ranger, que ele estava em Junktown, etc.), mas não se deve mencionar qualquer possível fato que depende das decisões tomadas no jogo - por exemplo, não se deve colocar na página do Vault Dweller que este recrutou Tycho em Junktown.

Jogos semi-verídicos (semi-canônicos) Editar

  • Fallout Tactics é considerado semi-canônico: os eventos mais importantes são canônicos (e são utilizados como referência em Fallout 3), mas alguns detalhes, não. Como parte do lançamento de Fallout Tactics, Fallout: Warfare tem o mesmo nível de canonicidade.
  • Os guias oficiais de Fallout podem ser complicados de serem determinados. Por um lado, os desenvolvedores do jogo estiveram envolvidos durante sua produção, e através disso, os autores tiveram acesso a informações que podem não ter entrado nos jogos. Por outro lado, esses guias têm de ser terminados com bastante antecedência da data de lançamento, podendo acontecer de alguma informação ser alterada no meio tempo em que o livro foi impresso e o eventual lançamento do jogo. Informações desses itens podem ser consideradas canônicas (mas devem ser referenciadas ao livro com as tags <ref>) a não ser quando diretamente contraditas nos jogos. Onde os livros são contraditos, é usualmente notável o suficiente para aparecer na seção de "Notas".

Jogos não-verídicos (não-canônicos) Editar

  • Fallout: Brotherhood of Steel foi declarado pela Bethesda Softworks como não-canônico e pela Interplay devido a prévia compra da franquia pela Bethesda. Conteúdos sobre Fallout: Brotherhood of Steel sempre devem conter um alerta de não-canônico.
  • Fallout Shelter, mesmo produzido pela Bethesda, não é canônico uma vez que não possui narrativa e foca apenas no gameplay e cameos.
  • Apesar de que Van Buren (o Fallout 3 cancelado pela Black Isle Studios), alguns de seus elementos foram incorporados em Fallout 3 e em suas DLCs, assim como em Fallout: New Vegas, e agora são elementos canônicos de Fallout. No entanto, em muitos casos, pessoas, lugares e conceitos que estavam para aparecer nesse jogo são muito diferentes do retratado. Conteúdo sobre Van Buren deve conter um alerta de não-canônico a não ser se verificado de uma fonte canônica.
  • A Fallout Bible, de Chris Avellone, não é canônica, mas pode servir como comentários úteis acerca dos dois primeiros jogos. Alguns elementos de ajuste introduzidos na Bible foram posteriormente desenvolvidos em Fallout 3 e Fallout: New Vegas. Alguns elementos errôneos da Bible foram corrigidos depois, tanto em edições posteriores da Bible, nos jogos ou pelos próprios desenvolvedores. Em 2011, Chris Avellone não recomendou o uso da Bible para determinar canonicidade. Qualquer conteúdo usando a Bible sem uma verificação separada de uma fonte confiável deve incluir um aviso de não-canônico.
  • Similarmente, conteúdo removido de Fallout 1 e 2 não é canônico, mas são comentários úteis sobre os jogos. Alguns conteúdos removidos de Fallout 2 reapareceram de formas diferentes (tal como o Holograma da EPA 00000 que se tornou Dr. 0).
  • Jogos cancelados que não foram desenvolvidos pela Black Isle Studios, como Fallout Extreme, Fallout Tactics 2, Fallout: Brotherhood of Steel 2 e Project V13 não são verídicos e sempre devem conter um aviso de não-canônico.

Ordem de precedênciaEditar

A ordem de precedência, ao listar os jogos da franquia Fallout, devem ser colocados por ordem de veracidade dos fatos ocorridos no mesmo, primeiro os jogos onde a veracidade seja confirmada pelos distribuidores, jogos com fatos não-verídicos (confirmados) lançados, todos os outros os jogos não-verídicos (confirmados) cancelados ou trabalhos baseados em Fallout, listados com a primeira data conhecida de desenvolvimento:

Jogos verídicos
Jogos não-verídicos lançados
Jogos não-verídicos cancelados e trabalhos baseados em Fallout

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória