FANDOM

Mbox stub
Esboço
Este artigo é um esboço, e precisa ser aprimorado e expandido com mais informações e mídia. Você pode contribuir editando ele.
 
Gametitle-FO3
Gametitle-FO3

For on that fateful day, when fire rained from the sky, the giant steel door of Vault 101 slid closed... and never reopened. It was here you were born. It is here you will die. Because in Vault 101: no one ever enters, and no one... ever leaves...

Narrador, Intro de Fallout 3

Vault 101 faz parte dos abrigos nucleares construídos pela Vault-Tec conhecidos como vaults, localizado na área noroeste de Washington, DC, próximo ao subúrbio do mundo real Tysons Corner. O vault se encontra a noroeste de Megaton e a oeste de Springvale. Foi o lar do Lone Wanderer até ele partir em busca de seu pai.

BackgroundEditar

Construção e PropósitoEditar

Não se sabe exatamente quando começaram as construções do Vault 101, mas é especulado que tenha sido algum momento nos anos 2060s, junto aos outros vaults na área da Capital.

O Vault 101 fora aberto diversas vezes, violando suas ordens originais, o que deixou o lugar infestado de radroaches, deixando o vault suscetível a infestações maiores. Um dos únicos e principais metas da segurança do vault 101 era a contenção dessas pestes.

O objetivo original do experimento do Vault 101, era ficar fechado por tempo indeterminado, para estudar as ações de um supervisor quando um vault fica selado para sempre. O material genético escasso iria eventualmente causar consanguinidade, sem ter nenhum "sangue novo". Vault 101 foi suprido com todo equipamento necessário para funcionar indefinitivamente, como partes extras para o processador d'água, o vault, no entanto, não recebeu um G.E.C.K., já que é um dispositivo útil apenas para a superfície.

AtividadesEditar

Em seu tempo livre, os habitantes do vault 101 engajam em várias atividades:

Cake Bake-OffEditar

O "Cake Bake-Off" é um evento competitivo, nesse evento, os competidores fazem diversos bolos que são julgados segundo alguns critérios, o vencedor ganharia um grande prêmio.

Em 13 de Julho, 2268, um aviso deixado no quadro de avisos na cafeteria anuncia o Cake Bake-Off anual. Naquele ano, os juízes só aceitariam bolo bundt.

Dia dos FundadoresEditar

O "Dia dos Fundadores" é um feriado reconhecido pelo calendário do Vault 101, e é comemorado todo 23 de Outubro. Essa data celebra o o superivisor que governou o vault no início do século 21. Dois séculos depois, Beatrice Armstrong, uma residente do vault, dedicou um de seus poemas a ele.

Cace-o-MutanteEditar

"Cace-o-Mutante" é um jogo disputado pelas crianças do vault 101; trata-se de uma variação pós-apocalíptica do esconde-esconde. Um jogador é eleito o mutante, o qual os demais jogadores tem que caçar. Quando o mutante é achado, o jogo recomeça e outro jogador é eleito o mutante.

Em uma das festas de aniversário de Wally Mack em 2260, o jogo foi disputado no átrio. Wally menciona esse jogo no décimo aniversário do Lone Wanderer em 13 de julho de 2268. Ao mencionar esse jogo, Wally está comparando sua festa a do Lone Wanderer.

HistóriaEditar

Primeiros AnosEditar

Logo depois da Grande Guerra em 2077, o primeiro supervisor do vault 101, para prevenir que que qualquer um deixasse o vault, criou a ilusão de que o mundo exterior era uma Wasteland devastada sem nenhuma chance de sobrevivência fora do vault. Esse feito foi sustentado por transmissões de rádio falsas (gravadas antes da guerra), aumentando a mentalidade de que a única esperança era o vault entre os moradores. O primeiro supervisor morreu de causas naturais em 2127, tendo preparado um subordinado para continuar o experimento.

O segundo supervisor liderou os moradores do vault 101 sob a mesma doutrina isolacionista, mas, convenceu os moradores mais velho a se tornarem cúmplices. Hipocritamente, o segundo supervisor do vault foi o primeiro a conseguir se comunicar, e até visitar, o mundo exterior usando o túnel secreto no escritório do supervisor. Entretanto, para todas intenções propósitos, os moradores do vault foram selados de acordo com o mantra do 101: "nós nascemos no vault, nós vivemos no vault, e nós morremos no vault".

Algum momento antes de 2241, um Supervisor do Vault 101 sem nome favoreceu o contato com o exterior, e estabeleceu uma equipe de busca liderada por Anne Palmer; juntos eles começaram a planejar sua jornada e teorizar que tipos de mutações eles irão encontrar ao redor do vault 101, eles acabaram encontrando Megaton em algum momento antes de 10 de Fevereiro de 2241. A equipe de busca retornou ao vault 101 no dia 10 de Fevereiro e analisou as amostras que eles trouxeram do mundo exterior para ver se ainda continuava radiativa e capaz de sustentar vida. Eles estudaram a formiga gigante que eles mataram e decidiram revisar seus planos de busca a partir do que eles aprenderam. Lewis e Agnes Taylor, dois membros da expedição, permaneceram em Megaton para estabelecer contato entre os dois assentamentos. Agnes Taylor retornou ao Vault 101 por volta de 2258. O supervisor que precedeu Alphonse Almodovar desapareceu depois de outra expedição a Capital Wasteland der errado.

IsolaçãoEditar

Seu sucessor, Alphonse Almodovar, se tornou o novo supervisor em algum momento antes de 2258. Sob seu governo, o vault virou um estado policial com uma política de isolacionismo austera. No começo do mandato de Almodovar (2258-2259), James e sua criança, que depois seria conhecido como o Lone Wanderer, vieram para o vault em busca de abrigo. James ofereceu se tornar o médico do vault 101 em troca de moradia, Alphonse aceitou a proposta.

Após James e sua criança adentrarem o vault, ele a manteve ignorante quanto a suas verdadeiras origens por causa do acordo com Alphonse, convencendo o Lone Wanderer de que ele nascera no Vault. Entre 2265-2267, uma garota escapou do Vault 101 e conseguiu chegar a Megaton. Ela foi ao Craterside Supply e pediu a Moira Brown para reforçar seu traje do vault, a garota, porém, nunca voltou para pegar o traje. Em 12 de julho, 2268, o purificador d'água do vault 101 começou a mal-funcionar e foi consertado por Stanley Armstrong. Em 13 de Julho do mesmo ano, Butch DeLoria, Wally Mack começaram a pensar em um nome para sua gangue futura, que depois seria conhecida como Tunnel Snakes. Em 2272, outro morador do Vault 101 conseguiu escapar e chegar a Megaton. Ele adentrou o Moriarty's Saloon, e contou a Colin Moriarty que os membros do Vault 101 sofreram lavagem cerebral do supervisor e acreditam que ele é a única voz da razão.

Gradativamente, Alphonse Almodovar conseguiu criar uma geração inteira de moradores do vault 101 sob o experimento do Vault. Ele e seus seguidores continuaram a receber informações periódicas do mundo exterior, enquanto falavam aos moradores que aqueles que faziam a transmissão morreram tragicamente, reforçando a ideia de que deixar o vault é suicídio.

Partida de JamesEditar

No dia 17 de Agosto, 2277, uma infestação de radroach eclodiu, James tomou essa oportunidade para escapar do vault de uma vez por todas. No conflito entre as radroaches e o time de segurança, Agnes Taylor morre com um infarto, Floyd Lewis e Vikki Hannon são mortos e Paul Hanonn Jr. é criticamente ferido. Jonas Palmer é imediatamente questionado por que James partiu, e é brutalmente assassinado por Stevie Mack. Cada membro da força de segurança do Vault 101 recebe ordens de conter a infestação e capturar o Lone Wanderer para interrogatório. Alguns momentos depois, Amata Almodovar, filha do Supervisor, acorda o Lone Wanderer, seu melhor amigo, e explica a situação.

AnotaçõesEditar

  • Mais tarde a principio, houve o boato de que uns dos desenvolvedores oficiais que participaram desenvolvimento de Fallout 1, que este vault seria um dos inúmeros vaults presentes no game, porém a noticia logo se revelou ser falsa no segundo em que o mesmo, diretor mal sabia do que se tratava da serie Fallout. Apesar disso os mesmo boatos deram noticia, e assim, podemos ver sobre o terceiro título da série original feito pela Interplay e assim descobrimos mais sobre o próprio universo Fallout, e que tais acontecimentos que se deram original a falsos boatos também foram o mesmo que criou a famosa lenda do Puck-man. Ele que seria supostamente um NPC que segundo fontes comercializaria drogas, numa das inúmeras esquinas dentro do game.
    • Um dia eu acordei e sonhei algo diferente eu estava lá... quando eu vi Já era tarde demais: é conhecida como a famosa citação que o Puck-mam tirada de uma das inúmeras linhas de dialogo do jogador, porém apesar de ser considerado um bem encaixado no universo e pela originalidade do NPC ele foi tirada do jogo por razões desconhecidas. Uma das estipuladas seria para que jogadores não trocassem as letras iniciais do nome P por F (o que resultaria em Fuck-Man). [Não confirmado]

GaleriaEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória