FANDOM

Revolucionando a segurança para um futuro incerto.

— Slogan da Vault-Tec

Vault-Tec Corporation foi uma empresa contratada pelo governo dos Estados Unidos antes da Grande Guerra para projetar o sistema vault, uma grande e vasta rede de abrigos nucleares.

História

FOBoSLogoO conteúdo a seguir é baseado em Fallout: Brotherhood of Steel e não é considerado canônico.
Vault-Tec projetou e construiu tecnologias avançadas. Foi uma grande contratante militar antes da Grande Guerra, e como tal, desenvolveu tecnologias altamente experimentais, avançadas e secretas. Com o tempo, a Vault-Tec se tornou tão completamente integrada com a investigação militar ultra-secreta feita pelo Pentágono que praticamente se tornou um departamento do governo dos EUA. A empresa ainda permanecia em mãos privadas, mas por causa de sua forte ligação com o governo americano, os principais empregados da Vault-Tec, seus executivos, os melhores cientistas, engenheiros e assim por diante, tinham que estar cientes do verdadeiro propósito dos vaults e do Project Safehouse.

Independentemente das condutas do governo americano, o pessoal do alto escalão da Vault-Tec não tinha a intenção de se submeter a uma loteria e viver no subsolo com um monte de "gado humano" nos vaults intencionalmente defeituosos que eles construíram. A Vault-Tec ao invés disso, criou sua própria instalação privada de abrigos para seus principais colaboradores e seus familiares, retirados da maior rede de vaults e mantida em segredo do governo dos EUA. Esse vault é conhecido como Secret Vault.

Vault-Tec Logo

Uma logo enferrujada da Vault-Tec

A Vault-Tec não parou por aí. Essa secreta instalação privada foi usada para pesquisar novas tecnologias mais avançadas que iriam beneficiar a humanidade no meio ambiente pós-nuclear. Esta iniciativa inclui algumas extensas pesquisas com o Vírus de Evolução Forçada (FEV), cujos resultados ao contrário da pesquisa controlada pelo governo americano sobre o vírus no Vault 87, também foram mantidos em segredo por parte do governo. Sabe-se que o FEV armazenado no Secret Vault foi altamente modificado em uma tentativa de alcançar os seus objetivos iniciais e também evitar a esterilidade entre os indivíduos infectados e mutados por ele. Entretanto, essa alteração não foi bem sucedida.

Outros projetos da Vault-Tec, que eram destinados para o uso próprio da corporação incluem o desenvolvimento de seus próprios sistemas robóticos, um programa especial de armas biológicas (cujos resultados foram, provavelmente, a criação de uma raça única de radroaches e uma variação de deathclaw), investigação biomédica avançada sobre os efeitos da rápida regeneração celular e até mesmo uma tentativa de criar um modelo de power armor para poder ser utilizado pelo pessoal da Vault-Tec.

Project Safehouse e o Programa de Preservação Social

O produto mais notável da Vault-Tec é o vault. Oficialmente, os vaults eram parte do Project Safehouse (Projeto Abrigo Seguro), designado para proteger a população americana de um holocausto nuclear. Na realidade, eles tinham um objetivo mais sinistro, um projeto conhecido com "Programa de Preservação Social".

Os vaults não poderiam ter salvo os cidadãos dos Estados Unidos contra a devastação nuclear ou uma pandemia viral. Com uma população de 400 milhões em 2077, os EUA precisariam de 400.000 vaults para proteger cada homem, mulher e criança. A Vault-Tec foi contratada pelo governo americano para construir apenas 122 vaults.

A verdadeira razão da construção dos vaults era permitir que o governo americano secretamente estudasse segmentos pré-selecionados da população americana, observar como eles reagiriam aos estresses de isolamento e como eles iriam recolonizar a Terra devastada com sucesso após a abertura do vault.

Além disso, a maioria dos vaults foram projetados para realizar experimentos muitas vezes imorais em cobaias humanas. Os experimentos e propósitos variam de acordo com o vault. Eles incluem: o uso do FEV involuntariamente em cobaias humanas (Vault 87), o desenvolvimento de super soldados por meio de manipulação (Vault 92), a criação de uma população inteira de clones humanos (Vault 108), uma política ditadora e opressora sobre o fato de o vault nunca ser aberto (Vault 101), o uso frequente de drogas psicoativas (Vault 106), o uso extenso de um simulador de realidade virtual (Vault 112), e por aí vai.

Esse projeto foi um trabalho da Enclave, uma organização secreta do governo americano de autoridades federais e executivos de empresas que usaram a Vault-Tec para configurar esse sinistro experimento. A Enclave considerava-se os primeiros candidatos para a recolonização do mundo depois de um holocausto nuclear e para isso, encomendou a construção de seus próprios abrigos, fora da rede de experimentos dos vaults.

Os experimentos foram monitorados por pesquisadores da Vault-Tec em instalações separadas. Às vezes, habitantes selecionados para os vaults (frequentemente o Supervisor) estavam cientes da natureza do experimento e também dos dados recolhidos.

O experimento pode ser considerado um sucesso em termos de dados coletados: dados que eram muito mais importantes para a Vault-Tec e a Enclave do que milhares de vidas humanas. Talvez eles sentiram que a troca era mútua, como a maioria dos moradores dos vaults teria morrido de qualquer maneira, se não fosse pelos vaults.

Embora os vaults foram supostamente projetados com longevidade em mente, muitos vaults tinham recursos insuficientes e estão em extrema necessidade de reparo. Não se sabe se os vaults da Vault-Tec deveriam funcionar mal propositalmente como a maioria deles, ou se eles foram deliberadamente mal-construídos. Parece que a empresa pode ter focado seus recursos nos vaults experimentais, deixando os vaults de controle com qualidade inferior e pouca chance de sobrevivência. Isto porque houve problemas recorrentes com water chips. Ou pode ser porque com o passar do tempo, algumas peças de tecnologia, simplesmente desgastaram e quebraram. Em muitos casos, como o Vault 3, o destino da comunidade foi decidido por um defeito.

Os únicos vaults conhecidos que continuam a funcionar com sucesso são Vault 81, Vault 101 e Vault 112. Seus experimentos tinham a intenção de continuarem indefinidamente.

Produtos conhecidos

Locais conhecidos

Base Nacional da Vault-Tec localizado perto do vault demo em los Angeles. Eles possuem pelo menos duas bases regionais: um para a Columbia Commonwealth em Washington, DC, e um segundo para a New England Commonwealth em Boston. A empresa também abriu uma atração no Parque de Diversões Nuka-World, exibindo o conceito de um vault extraterrestre.

Empregados conhecidos

Notas

  • A empresa às vezes é referida como Vault-Tek ou mesmo Vaultex. De acordo com a Fallout Bible a grafia correta é Vault-Tec.
  • O telefone da Vault-Tec era 1-888-482-858-832. (1-888-4VAULT-TEC)

Aparições

Os vaults da Vault-Tec e suas tecnologias aparecem em todos jogos de Fallout.

Galeria

Referências

  1. Vault Dwellers Survival Guide - Page 384