FANDOM


 ... 
Gametitle-FO1Gametitle-FO2Gametitle-FO3Gametitle-FOTGametitle-FOBOSGametitle-VB
Gametitle-FO1Gametitle-FO2Gametitle-FO3Gametitle-FOTGametitle-FOBOSGametitle-VBGametitle-FNV
Fallout World Tag

O universo do Fallout existe em uma linha do tempo alternativa que separou-se da história do mundo real após a Segunda Guerra Mundial. Até a Grande Guerra de 2077, o mundo de Fallout foi dominado pela cultura americana dos anos 50, porém com um progresso tecnológico mais avançado. A realidade do mundo de Fallout é profundamente influenciada pela antologia de ficção científica Mundos do Amanhã, que foi publicada durante a Idade de Ouro da Ficção Científica nos anos 50.

Visão Geral

Eastern USA v1.1

Parte leste dos Estados Unidos.

Western USA v1.0

Parte oeste dos Estados Unidos.

A Grande Guerra é o mais importante evento que moldou o mundo de Fallout na sua forma atual. Em 23 de outubro de 2077, os Estados Unidos, China e outras nações nucleares bombardearam umas as outras em uma última tentativa desesperada de vitória, que acabou causando uma destruição em massa jamais vista na história da humanidade. Os ataques nucleares duraram apenas duas horas, mas a energia liberada pelas bombas foi muito mais destruidor do que todas as guerras anteriores combinadas.

Os jogos da série Fallout acontecem dentro de 90 anos à dois séculos depois da Grande Guerra onde a humanidade luta para sobreviver e reconstruir o mundo. Alguns grupos de pessoas conseguem viver com muito pouco sobre o solo, explorando as ruínas queimadas de cidades ou sobrevivendo e se adaptando ao novo ambiente radioativo através de mutações. Comunidades que foram trancadas nos Vaults subterrâneos durante a guerra estão agora emergindo para repopular a terra arruinada. Lutando para organizar e sustentar a raça humana, esses restos de civilização são ameaçados por mutantes psicóticos, máquinas descontroladas, Raiders raivosos, e todo o tipo de criaturas mutantes. Os primeiros dois jogos acontecem na área conhecida como Região Central na Costa Oeste do Estados Unidos pós-apocalíptico, onde as principais ameaças são o Master e o Enclave, enquanto o terceiro jogo acontece na Capital Wasteland, na Costa Leste dos Estados Unidos.

História

Artigo principal: Cronologia

Antes da Grande Guerra

Artigo principal: Países do Pré-Guerra
Great war

A Grande Guerra.

No universo de Fallout, a América do século 21 estava entrando em uma era de paranóia e mania política. O governo dos EUA tornava-se mais e mais militarista e agressivo contra seus inimigos, reais ou imaginários. Na medida em que os suprimentos de combustíveis fósseis começavam a secar e as conversões da infraestrutura de combustível fóssil para a recém-inventada energia de fusão nuclear atrasavam, os economistas nos Estados Unidos e por todo o globo desesperavam-se.

As Nações Unidas dissolveu-se em 2052 ao mesmo tempo que os recursos naturais do planeta secavam, fazendo com que pequenas nações entrassem em bancarrota e falissem financeiramente. A Comunidade Europeia e os países produtores de petróleo do Oriente Médio lançaram-se em uma guerra longa e interminável pelos poucos campos de petróleo ainda produtivos.

No final de 2053, os Estados Unidos fecharam suas fronteiras quando uma nova super praga foi descoberta se espalhando descontroladamente pela população, e uma arma nuclear terrorista destruiu a cidade de Tel Aviv em Israel. No início de 2054, os EUA reagiram pela ameaça crescente de uma guerra nuclear criando o Projeto Safehouse. Este projeto, financiado pela venda dos desvalorizados títulos do Tesouro de um governo americano cada vez mais quebrado (a inflação ficou sem controle ao mesmo tempo que a economia enfraqueceu), foi responsável por criar grandes abrigos subterrâneos para sobrevivência projetados para suportar radiação nuclear ou uma pandemia vial, mais conhecidos como Vaults.

Falloutworldmap

Grandes nações que existiram antes da grande guerra e que foram mencionadas pelo menos uma vez: Estados Unidos (Azul), Confederação Européia (Amarelo), China (Vermelho), União Soviética (Preto) e a não-nomeada União do Oriente Médio (Verde),

Em 2060, os campos de petróleo do Oriente Médio finalmente se esgotaram, terminando a Guerra Européia. A Comunidade Europeia logo dissolveu-se novamente em nações-estado beligerantes engajadas em tomar os últimos recursos de combustível fóssil na Terra.

No inverno de 2066, a China atacou o Alasca pelo que seria os últimos vestígios de petróleo do mundo. Os EUA responderam com força, mas passariam-se dez anos antes que o conflito pudesse acabar. Em uma manobra desesperada, ambas as superpotências invadiram países vizinhos em um esforço de melhorar seus poucos recursos. A anexação do Canadá pelos Estados Unidos foi concluída em 2076. A madeira e o petróleo canadenses forneceram matéria-prima para as necessidades militares dos americanos, e o Alasca foi retomado dos chineses em Janeiro de 2077.

Nas primeiras horas da manhã de um Sábado em 23 de Outubro de 2077, os céus dos Estados Unidos foi coberto por mísseis nucleares e bombardeiros chineses carregando centenas de armas nucleares. Ninguém soube quem iniciou a Grande Guerra lançando suas armas primeiro, mas depois de duas longas horas de devastação nuclear pelo planeta assim que as nações européias e a União Soviética também lançaram suas armas nucleares, ninguém realmente se importou. As pessoas se perguntavam o que estava acontecendo pelo mundo, mas ninguém sabia e nem informava o motivo que levou aos ataques nucleares em massa. A mídia, confusa e manipulada, foi obrigada a transmitir falsas informações nos primeiros momentos.

Devido aos frequentes alarmes falsos nos meses anteriores ao ataque nuclear, poucos americanos alcançaram os Vaults quando o alarme final soou, particularmente na Costa Oeste onde as bombas e os mísseis acertaram primeiro. Muitas pessoas ficaram do lado de fora no fechamento das portas dos Vaults. O Enclave, o nome assumido pelo que restava do governo federal dos Estados Unidos e seus aliados corporativos mais próximos, recuaram com segurança para uma Plataforma de petróleo que era propriedade da Poseidon Oil no Oceano Pacífico na costa da Califórnia.

O Mundo Pós-Grande Guerra

A Grande Guerra transformou a maior parte do planeta em uma terra devastada. Aqueles que não morreram nos ataques iniciais das armas nucleares (menos da metade da população mundial) viveram na escuridão ou na miséria radioativa por décadas ao mesmo tempo em que as plantas e a vida animal da Terra morreram por falta de comida, de luz do sol e pelos altos níveis de radiação. Porém, vivendo em Vaults subterrâneos ou congelados em câmaras criogênicas, a humanidade (pelo menos nos Estados Unidos) perseverou. Muitas das pessoas fora dos Vaults foram mortas por explosões nucleares secundárias ou pela radiação, e muitos daqueles que tiveram sorte (ou azar) suficiente para sobreviver, sofreram, mutações. Os primeiros efeitos da radiação foram visto em sobreviventes em meados de 2080. Mutações em larga escala ocorreram em plantas, animais e humanos. Aqueles que sobreviveram aos efeitos das mutações se transformaram permanentemente. Novas espécies foram criadas quase da noite para o dia. Entre elas os terríveis Ghouls humanos.

Duas décadas depois da queda das bombas, os primeiros Vaults foram abertos, e seus habitantes emergiram para reconstruir a civilização arrasada. A Região central, que corresponde as Costas Oeste e Sudoeste dos EUA, foi uma das primeiras áreas do mundo pós-atômico na qual uma significante interação entre diferentes pessoas surgiu, cerca de oitenta anos depois da guerra na metade do século 22. Apesar de que muitas regiões do antigo mundo civilizado estão vagarosamente voltando à civilização, a humanidade tem um longo caminho pela frente para restaurar um senso de normalidade, mesmo no século 23.

Tecnicamente, as Guerras dos Recursos nunca foram declaradas como terminadas, mas dado o fato de que os Estados Unidos efetivamente deixaram de existir como uma nação (e presumivelmente a China também) nas últimas horas da guerra, as pessoas nas Wastelands da Terra agora possuem problemas e preocupações maiores.

Criaturas

Ghoul

Um Ghoul.

Artigo principal: Criaturas
Artigo principal: Mutações e suas causas.

Os vários tipos de criaturas mutantes que habitam as terras devastadas surgiram pela exposição à radiação nuclear. Entre eles estão os Manties, Geckos, Spore plant, Radscorpions, Brahmins e várias outras espécies mutantes que surgiram com o tempo. Os Ghouls também surgiram em larga escala, sendo classificadas como uma sub-espécie de humanos, que eram basicamente humanos expostos à radiação intensa, ficando com uma aparência de zumbi. Em geral, a exposição em radiação intensa no universo Fallout, causa uma série de doenças, mas principalmente alteram a aparência da vítima. Também, seguindo o conceito dos anos 50, a radiação também faz a maioria das criaturas ficarem maiores e mais fortes.

As outras fontes de mutação no universo Fallout incluem o Forced Evolutionary Virus, também conhecido como FEV. Os Super mutantes, Floaters, Centaurs e possivelmente os Wanamingos são o resultado de uma infecção em massa com o vírus FEV. Inicialmente, o vírus foi criado como uma cura para a Nova Praga. Porém, seus efeitos colaterais não foram estudados o suficiente para serem previstos, e os testes mostraram que as cobaias que eram expostos ao vírus aumentavam significantemente de força e tamanho, e diminuíam a capacidade cerebral. O projeto foi renomeado então para FEV; Forced Evolutionary Virus e passou a ser testado em humanos.

Depois que um homem chamado Richard Grey descobriu uma base que era usado para testes com o vírus e caiu acidentalmente em um caldeirão cheio da substância, ele começou a sofrer terríveis mutações rapidamente, e se transformou em uma assustadora criatura cheia de tentáculos, sem corpo humano, devido às mutações. Ele deixou de ser um humano e passou a ser uma simples gosma grudada no chão. Passando a ser conhecido como Master, ele também desenvolveu certos poderes psíquicos, que aumentaram sua inteligência. Lentamente, ele começou a explorar o resto da base e a começar a pesquisar e estudar seus próprios experimentos entre seres humanos e o vírus FEV, usando sua inteligência e os recursos que restaram na base, já que estaria condenado a passar toda a vida naquele lugar. Ele criou uma série de criaturas mutantes, uma delas foi os Super mutantes, que eram humanos extremamente fortes, grandes e verdes. Ele decidiu então continuar com os experimentos e criar um exercito de Super mutantes com o objetivo de criar uma nova espécie dominante na Terra, substituindo a humanidade.

Eventualmente, os super mutantes acabaram se tornando criaturas estéreis, e Master foi morto por Vault Dweller.

Locais

Artigo principal: Locais

Core Region

Artigo principal: Core Region

A Core Region ou Região Central basicamente se estende das ruínas de Los Angeles no sul até Klamath no norte. Essa região cobre a maior parte da Costa Oeste dos Estados Unidos, incluindo a Califórnia e parte de Oregon e Nevada. A região é considerada hostil, o que levou muitas pessoas a procurar moradia em pequenas cidades antigas, onde encontram (relativamente) mais segurança e outras pessoas. Porém, com os recursos restantes ficando cada vez mais escassos, as pessoas e criaturas se consolidaram a se organizarem em lugares muito mais homogêneos do que se poderia esperar de um mundo destruído e sofrendo por mutações constantes.

A população de Ghouls na região central é principalmente concentrada em volta de Bakersfield (Necropolis), mas foram se espalhando depois de um ataques, principalmente do exército de Master. A maioria dos sobreviventes conseguiram encontrar uma casa em Gecko ou Broken Hills, juntamente com humanos e super mutantes, ambos bem longes ao nordeste de suas casas

Os Super mutantes eram abundantes na base de Mariposa por volta de 2102 à 2162, e exploraram em patrulhas até Los Angeles. Depois da morte de Master, a maioria deles se espalharam para o leste.

Os Humanos ainda são a espécie dominante das Wastelands, e suas principais cidades na região central são The Hub, Los Angeles Boneyard, NCR, Vault City, New Reno e San Francisco.

Costa Leste

Artigo principal: Costa Leste

A cidade de Washington, DC e suas regiões passaram a se chamarem Capital Wasteland. Por volta de 2277, um grande número de tropas de Super mutantes se deslocou para a capital com o objetivo de expulsar os humanos de lá e produzir mais de sua espécie, seguindo o objetivo inicial que levou a criação deles mesmos.

A cidade de Rivet City é a maior concentração de humanos na Capital Wasteland, e foi construída em um porta aviões gigantes encalhado na costa de River Potomac. Outros assentamentos avançados na região incluem Megaton, Tenpenny Tower, Paradise Falls, Underworld, Big Town, e Little Lamplight. O Brotherhood of Steel se fixou na capital para combater a ameaça dos super mutantes e recuperar tecnologia das ruínas, e construiu uma base nos restos do Pentágono, que passou a se chamar Citadel. O Enclave primeiramente se fixou em Raven Rock, e depois moveu para a Adams Air Force Base durante os eventos da Broken Steel. O sistema de Metrôs da capital foi parcialmente destruído, mas se tornou como uma rota alternativa para se chegar em lugares da D.C, assim como também serviu como moradia para Ghouls selvagens. O Jefferson Memorial se tornou a base para o Project Purity.

Outras regiões significantes da Costa Oeste incluem Commonwealth, Pittsburgh PA (The Pitt), Ronto, Point Lookout, Maryland e o que restou da Adams Air Force Base.

Facções

Artigo principal: Facção

Facções da Região Central

Existem muitas poucas facções na Região Central que não estão limitadas a uma ou duas cidades. Depois da derrota do exército super mutante de Master que era a maior força militar em 2161, a New California Republic tornou-se a organização mais influente que uniu a maioria das cidades, incluindo Shady Sands (sua capital, agora mais conhecida simplesmente como NCR), Hub, Junktown, Maxson e Dayglow. A NCR está tentando ativamente unir toda a Califórnia sob um único governo.

Em contraste, a Brotherhood of Steel é uma misteriosa organização tecno-religiosa, com raízes nas forças armadas dos EUA. Apesar de serem poucos em números, eles são bem preparados com seu arsenal de tecnologia de pré e pós-guerra: eles possuem armas a laser, Power Armor, melhorias cirúrgicas e implantes de combate. Diferentemente da NCR, a Brotherhood não está interessada em conquistas e nem em salvar a humanidade, mas sim em manter seu sigilo e preservar e desenvolver tecnologia.

O Enclave, os descendentes do governo dos Estados Unidos que consideram todos fora eles candidatos à erradicação, costumavam operar de uma Plataforma de petróleo na costa da Califórnia, mas aparentemente deixaram a área depois da destruição de sua base. Acredita-se que eles moveram sua base de operações da costa oeste para a fronteira mais noroeste da Capital Wasteland, dentro de um grande labirinto subterrâneo conhecido como "Raven Rock".

Facções da Capital Wasteland

Downtown DCe a área circundante da Capital Wasteland estão tomadas por um exército de Super Mutantes. Separados do exército de Master, eles originaram-se de uma fonte totalmente diferente.

Três outras facções na Capital Wasteland não são nativas da - a Capital Wasteland Brotherhood of Steel, uma facção saída dos BoS da Região Central liderada por Owyn Lyons que jurou defender os habitantes humanos da Wasteland dos mutantes; os Brotherhood Outcasts, que deixaram Capital Wasteland Brotherhood por discordarem da mudança de prioridades de Lyons; e por último, os remanescentes do Enclave que sobreviveram à destruição de sua base no Oeste.

Outras facções conhecidas incluem Escravagistas em Paradise Falls, os Regulators e os mercenários da Talon Company, and os residentes de Tenpenny Tower, Megaton, Rivet City, Big Town, Reilly's Rangers e Little Lamplight.

Galeria

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.