FANDOM


FO1Logo.png
Fallout é uma série de jogos do gênero role playing game para computadores originalmente desenvolvida e publicada pela Interplay. Os jogos da série acontecem durante o século vinte e dois, porém com uma atmosfera retro-futurista da década de 1940/50, causando assim divergências tecnológicas em comparação ao nosso mundo. A evolução da ciência e da tecnologia no universo do jogo tomaram caminhos diferentes; a cultura e os valores da sociedade sofreram pouquissimas mudanças ao longo do tempo, enquanto a tecnologia militar avançou para um nível jamais visto antes.

A série é considerada às vezes como uma sequência não-oficial de Wasteland, mas não pode usar este título porque a Eletronic Arts tem os direitos de uso. Em particular, Brian Fargo, um dos desenvolvedores originais de Wasteland, é mencionado nas introduções de Fallout, Fallout 2, e Fallout Tactics com o título "Brian Fargo presents". Apesar da série Fallout conter muitas referências ao Wasteland, os jogos se passam em universos separados e são distintos.

Ao todo são quatro principais jogos na série (Fallout, Fallout 2, Fallout 3 e Fallout New Vegas), um jogo estratégia táctico (Fallout Tactics: Brotherhood of Steel), além de um jogo de ação para PlayStation 2 e Xbox (Fallout: Brotherhood of Steel). Atualmente, a Bethesda Softworks, desenvolvedora de Fallout 3, detém os direitos de toda a franquia Fallout. A Interplay chegou a licenciar os direitos para um MMORPG de Fallout com o nome de Fallout Online. Mas após uma disputa legal na corte americana, a Bethesda conseguiu adquirir todos os direitos da franquia, incluindo os direitos de produzir um MMORPG com o título, cancelando assim o projeto do jogo online da Interplay.

História 

Artigo principal: Universo Fallout
Great war.jpg

A Grande Guerra

O universo de Fallout é uma realidade alternativa onde os Estados Unidos tentam desenvolver energia de fusão na tentativa de salvar sua economia, tornando-se um país mais hegemônico e menos dependente de petróleo. A falta de recursos em outros países causaram uma série de conflitos militares e diplomáticos, como a Guerra dos Recursos, a anexação do Canadá pelos EUA, ataques nucleares de pequenas proporções, resultando com uma grande guerra nuclear entre os Estados Unidos e a China em outubro de 2077. Os jogos da série começam a partir daqui, em um mundo pós-apocalíptico.

Antes da troca de ataques nucleares acontecer, o governo dos Estados Unidos construiu grandes Vaults subterrâneos para proteger a população dos perigos e da radiação de um eventual ataque nuclear. Porém, somente 122 vaults foram construídos, sendo que seriam necessários mais de 400.000 vaults para proteger toda a nação. Isto porque na verdade os projetos dos vaults não foram projetados para abrigar todas as pessoas, ao contrário do que a maioria imaginava. Em vez disso eles eram experimentos sociais conduzidos pelo governo, abrigando assim somente uma minúscula parte da população. A maioria dos vaults apresentaram formas de testar como certas coisas influenciariam as pessoas (e presumidamente as características pessoais dos ocupantes do vault), como aconteceu com o Vault 69, que foi propositalmente habitado com 999 mulheres e apenas um homem.

Cada jogo da série usa estes fatos como contexto para as aventuras subsequentes. Boa parte do terreno que o jogador pode explorar é dominada por destroços, radiação e desertos, mas estes efeitos não estão limitados ao ambiente. Sobreviventes mutantes, aqueles que sobreviveram ao ataque fora de um vault, são frequentemente irreconhecíveis como humanos. Até mesmo várias espécies de animais sofreram mutações, aumentaram de tamanho ou se deformaram consideravelmente, graças à radiação das bombas combinada com um vírus chamado FEV.

Jogos lançados

Série principal

Os dois jogos originais foram desenvolvidos pela divisão de RPG da Interplay (nomeada Black isle Studios durante o desenvolvimento de Fallout 2) e publicados pela interplay entre 1997 e 1998.

Em 2004, Bethesta Softworks licenceou os direitos de desenvolver três jogos Fallout da Interplay. Em 2007 eles adiquiriram a franquia Fallout inteira. Em 2008, Bethesta lançou Fallout 3. Em 2010 lançou o Fallout: New Vegas.

Fallout

Boxart.jpg
Artigo principal: Fallout

Lançado em 1997 para PC e Mac, Fallout é tido como o sucessor de Wasteland. O protagonista do jogo é encarregado de recuperar um chip de purificação para substituir o chip que quebrou em seu lar, o Vault 13. O jogo se passa no sul pós-apocalíptico da Califórnia, começando no ano 2161. Originalmente o jogo deveria utilizar o sistema de personagens GURPS, mas um desentendimento com Steve Jackson, criador de GURPS, a respeito do conteúdo violento do jogo, obrigou o desenvolvimento de um novo sistema, chamado de SPECIAL. A atmosfera e o trabalho de arte do jogo são remancescentes da américa pós-segunda guerra e toda a paranoia nuclear que se espalhou na época. Algumas pessoas que trabalharam em Fallout posteriormente deixaram a Interplay e formaram Troika Games.

Fallout 2

Fallout2front.jpg
Artigo principal: Fallout 2

Em 1998 foi lançado o Fallout 2 para PC e em 2002 para Mac, usando uma forma levemente modificada do motor usado no Fallout original. Ele se passa 80 anos depois do jogo original. O personagem central de Fallout 2 é um decendente do Vault Dweller, protagonista de Fallout. O jogador assume o papel de Chosen One e tenta salvar Arroyo, sua vila, depois de vários anos de seca. O jogo tem vários avanços desde o primeiro jogo, incluindo a habilidade de determinar atitutes para os NPC's membros do grupo e empurrar pessoas que estão bloqueando portas. No entanto ele também inclui várias mudanças questionáveis ao mundo do jogo, incluindo mais piadas sobre a cultura norte-americana e paródias da cultura pop moderna.

Fallout 3

Fallout3 Cover Art PC.jpg
Artigo principal: Fallout 3

Depois de comprar toda a série da Interplay, em 2008 a Bethesda Softworks lançou o Fallout 3 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Apesar das mudanças significativas, como gráficos em três dimensões, visão em primeira pessoa (ao contrário dos jogos anteriores) e combate em tempo real, a continuação manteve os elementos principais da série, e se passa no ano de 2277 em Washington, DC. O personagem central é o Lone Wanderer, filho de um cientista chamado James, que fugiu do Vault 101 abandonando seu filho sem dar explicações, obrigando ele a sair do Vault a procura do pai. Durante suas viagens, se envolve com a Brotherhood of Steel, Enclave e com um projeto onde seu pai trabalhava.

Fallout: New Vegas

Artigo principal: Fallout: New Vegas
FNV box art (US).jpg

Em 2010 a Obsidian Entertainment lançou o Fallout: New Vegas para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, sendo publicado pela Bethesda Softworks usando a mesma engine do Fallout 3. O jogo se passa em 2281, quatro anos após os acontecimentos do Fallout 3, no deserto de Mojave. O personagem central é conhecido como Courier, foi deixado em um cemitério com um tiro na cabeça, mas acabou sendo salvo por um robô chamado Victor. A história do jogo se desenrola com a procura de quem tentou matá-lo, e acaba envolvendo situações com a New California Republic e a Caesar's Legion.

Fallout 4

Artigo principal: Fallout 4
Fallout 4 cover art.jpg

Fallout 4 é o mais novo game da série de RPG pós-apocalíptico disponível para PC, PS4 e Xbox One. Desenvolvido pela Bethesda, o lançamento do jogo ocorreu no dia 10 de novembro. Ao contrário dos antecessores, o novo game começa no dia em que as bombas foram jogadas, e o protagonista controlado pelo jogador vive seus últimos momentos em seu lar antes de entrar no Vault. Após 200 anos, o personagem sai do abrigo e encontra sua cidade completamente destroçada e aparentemente sem sobreviventes, e a história começa a se desenrolar por aí. 

Spin-offs do Fallout

Fallout Tactics: Brotherhood of Steel

Fallout Tactics Box.jpg
Artigo principal: Fallout Tactics

Em 2001 uma empresa chamada Micro Forté desenvolveu o Fallout Tactics: Brotherhood of Steel, sendo publicado pela Interplay. Apesar de ter sido bem recebido pela critica (A PC Gamer deu 85% de aprovação), muitos fans da série ficaram decepcionados com a falta dos elementos principais da série, já que Fallout Tactics introduziu combates táticos em tempo real, sem diálogos e com uma história que não seguia a linhagem de fatos da série Fallout. O jogo também não foi considerado parte da série pela Bethesda Softworks. O jogo inclui um modo multiplayer e se passa no Centro Oeste dos Estados Unidos.

Fallout: Warfare

Fallout Warfare Logo.jpg
Artigo principal: Fallout: Warfare

Fallout: Warfare foi lançado como um jogo de mesa baseado no Fallout Tactics, usando uma versão simplificada do sistema SPECIAL. Foi escrito por Chris Taylor, e foi incluído em um CD de bônus do Fallout Tactics, junto com as miniaturas de recorte. O Fallout: Warfare tinha cinco facções, veículos, quatro tipos de jogos e treze diferentes unidades. As regras apenas requeriam dados de dez lados, e as modificações no sistema SPECIAL permitiam que cada unidade tivesse certas estatísticas e habilidades únicas, incluindo habilidades de piloto, doutor e reparo.

O jogo pode ser jogado online de graça no site No Mutants Allowed.

Fallout: Brotherhood of Steel

BoxArt FOB.jpg

Em 2004 foi lançado o Fallout: Brotherhood of Steel, primeiro jogo da série para consoles (PlayStation 2 e Xbox). O personagem principal é um iniciante da Brotherhood of Steel que foi lançado para uma missão suicida com o objetivo de encontrar alguns soldados da Brotherhood que estavam perdidos. O jogo tem uma quebra significativa na jogabilidade em relação aos jogos anteriores, assim como também apresenta um estilo completamente diferente, com músicas de bandas da atualidade (como Slipknot e Killswitch Engage), ao invés de músicas clássicas, como The Ink Spots e Louis Armstrong. Se passa em três localidades: As cidades de Carbon e Los e o Secret Vault. Devido à quase total incompatibilidade com o universo Fallout, não é considerado como parte do mesmo.

Fallout: Brotherhood of Steel foi o último jogo desenvolvido pela Interplay.

Pacotes do Fallout

Fallout Trilogy

Falloutcollection.jpg
Artigo principal: Fallout Trilogy

Fallout Trilogy foi um pacote de três jogos da série Fallout para PCs (Fallout, Fallout 2 e Fallout Tactics: Brotherhood of Steel) lançado pela empresa britânica GSPna série White Label. O pacote ainda pode ser comprado através do site oficial da Interplaypor$19.99.

Jogos cancelados

  • Fallout Tactics 2 era um projeto da Interplay para suceder o Fallout Tactics, e o desenvolvimento se iniciaria com a Micro Forté; mas foi cancelado pouco tempo depois.
  • Um jogo da série estava sendo desenvolvido para o PlayStation, mas foi cancelado cerca de 3-4 meses depois.
  • Van Buren (BIS project codename) estava sendo previsto como a continuação direta do Fallout 2, e chegou a ser desenvolvido pela Black Isle Studios depois do Project Jefferson ter sido cancelado. Não demorou muito para que Van Buren também fosse cancelado forçando todos os desenvolvedores a abandonarem a empresa. Eventualmente a continuação do Fallout 2 foi desenvolvido pela Bethesda Softworks, sendo o Fallout 3.
  • Fallout: Brotherhood of Steel: Vagrant Lands seria a continuação do Fallout: Brotherhood of Steel.
  • Fallout d20 seria um RPG PnP da série, sendo desenvolvido pela Creeper Glutton Games. Foi cancelado e depois transformado em outro jogo pós-apocalíptico com um nome diferente.
  • Fallout Online, antes conhecido como Project V13, era um jogo multiplayer massivo que estava sendo desenvolvido pela Interplay em conjunto com Chris Taylor, um dos criadores do Fallout. O jogo iria incluir gráficos em três dimensões, uma versão modificada do SPECIAL e os principais elementos da série. Em 2012, a Bethesda ganhou uma disputa legal na corte americana contra a Interplay e ganhou os direitos do jogo, cancelando assim o projeto.

Possíveis futuros jogos

  • Fallout 4 - a continuação do Fallout 3. Pelo fato da Bethesda ter adquirido a série originalmente para produzir pelo menos outros três jogos, o Fallout 4 é quase certo para o futuro.
  • Fallout iPhone - uma versão do jogo para o iPhone.
  • Fallout: Resource Wars - J.E. Sawyer afirmou que gostaria de trabalhar em um jogo do tipo.

Jogos não oficiais

Mods

Praticamente todos os jogos da série suportam modificações, e muitos jogadores já criaram milhares de mods. A Bethesda Softworks ofereceu total suporte para mods no Fallout 3 com um editor chamado GECK, assim como também fez o mesmo para o Fallout: New Vegas. O Fallout e Fallout 2 também pode ser modificados com vários e vários mods. Para maiores informações, visite os sites abaixo.

Veja também

Jogos da série Fallout

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória