FANDOM

Retro-futurista é uma tendência nas artes criativas mostrando a influência das representações do futuro produzidos antes de 1960. Caracterizado por uma mistura old-fashioned "retro"com estilos tecnologia futurista, retro-futurismo explora os temas de tensão entre passado e futuro, e entre o alienante e capacitar os efeitos da tecnologia. Refletiu principalmente em criações artísticas e modificado tecnologias que percebem os artefatos imaginado de sua realidade paralela, retro-futurista também tem manifestado nos mundos da moda, arquitetura, literatura e cinema.

475px-Diesel Forces

Representação de uma locomotiva voando, num estilo que relembra dieselpunk do início dos anos 1940

CaracterísticasEditar

Retro-futurista incorpora duas tendências que se sobrepõem o que pode ser resumido como o futuro visto do passado e do passado, como visto a partir do futuro .

A primeira tendência, retro-futurista adequada, é diretamente inspirado pelo futuro imaginado que existia na mente dos escritores, artistas e cineastas no período pré-1960 que tentou prever o futuro, seja em projeções séria da tecnologia existente (por exemplo, em revistas como Ciência e Invenção ) ou em romances de ficção científica e histórias. Tais visões futuristas são renovados e atualizados para o presente, e oferecem uma imagem contrafactual nostálgico, do que o futuro poderia ter sido, mas não é.

A segunda tendência é o inverso da primeira: futurista retro . Ela começa com o apelo retro de estilos antigos de arte, roupas, costumes, e depois enxertos tecnologias modernas ou futuristas sobre ele, criando uma mistura de elementos do passado, presente e futuro. Steampunk , um termo de aplicação tanto para a retroprojeção de tecnologia futurista em uma era alternativa vitoriana, ea aplicação de estilos neo-vitoriano à tecnologia moderna, é uma versão altamente bem sucedida desta segunda tendência.

Na prática, as duas tendências não podem ser claramente distinguidos, como eles mutuamente contribuir para visões semelhantes. Retro-futurista do primeiro tipo é inevitavelmente influenciada pela consciência científica, tecnológica e social do presente, e moderno retro-futurista criações nunca são simplesmente cópias de seus pré-1960 inspirações, mas sim, eles recebem uma nova visão irônica por ser visto de uma perspectiva moderna.

Da mesma forma, retro futurista deve muito de seu sabor ao início de ficção científica (por exemplo, as obras de Jules Verne e HG Wells ), e em uma busca de autenticidade estilística pode continuar a basear-se escritores e artistas do período desejado.

Ambas as tendências retro-futurista em si mesmos se referem a nenhum tempo específico. Quando um período de tempo é fornecida para uma história, que poderia ser um contrafactual presente com tecnologia exclusiva, uma versão fantástica do futuro, ou um passado alternativo em que as invenções imaginadas (fictícias ou projetada) do passado eram de fato real. Exemplos incluem o filme Capitão Sky eo Mundo de Amanhã , fixado em 1939 uma imaginária, e The Rocketeer franquia, definido em 1938. Outros exemplos incluem o video game Grand Theft Auto 2 , a série de TV Batman: The Animated Series e os filmes de Batman dirigido por Joel Schumacher.

Obras de ficçãoEditar

Fallout2

Carro quebrado,Retro-Futurista.

Há um punhado de jogos de vídeogame que têm uma configuração forte retro-futurística. Fallout 3 é um jogo que, embora determinado, no ano 2277, é como a manifestação de paranóia 1950 'guerra nuclear, e apresenta vários elementos arquitectónicos e de design que são exemplos de 1950 "era espacial" designs. Isso inclui carros, pequenos objetos, tais como pontos de ônibus, armas, e quase todos os edifícios no jogo. BioShock é um jogo centrado em torno de 1920 estilos mais 'design e arquitetura, um cenário futurista baseado fortemente em torno de design Art Deco e mentalidade.

O PC Game 2000 Crimson Skies é outro exemplo de retro-futurista com base em 1930 era de aeronaves. Piratas dominam o céu da América do Norte em 30 aviões a hélice era baseada fortemente armados de zepelins.

Também no FANDOM

Wiki aleatória