FANDOM


 
Gametitle-FO3Gametitle-FNVGametitle-FO4
Gametitle-FO3Gametitle-FNVGametitle-FO4

Um form ID é um identificador longo não assinado atribuído pelos criadores ou o mecanismo para cada objeto em jogos usando o motor Gamebryo (como Fallout 3 e Fallout: New Vegas). Isso inclui itens, NPCs, quests ou partes do mundo como uma placa na parede ou a parede em si. Há dois tipos de Form IDs: Base IDs e Reference IDs (normalmente reduzido para Ref IDs).

Base ID

Base ID é o número atribuído a um modelo para um objeto que é usado para criar vários exemplos desse objeto. Por exemplo, todas as bottle caps no jogo possuem exatamente o mesmo Base ID. Esse ID é usado em scripts ou no console com comandos que criam novos exemplos do objeto, como additem ou paceatme.

O Base ID pode ser obtido com o G.E.C.K. Para fazê-lo, o arquivo .esm contendo o objeto (para Fallout 3 Fallout3.esm, para Fallout: New Vegas FalloutNV.esm) deve ser aberto no editor e a categoria apropriada ser selecionada. Expandindo a coluna "Form ID" (entre "Editor ID" e "Count") irá revelar o Base ID. Não é possível obter o Base ID de um objeto em jogo sem usar mods tal como FOSE (Fallout Script Extender).

Reference ID

O Reference ID é o ID único de um objeto individual no espaço do jogo (ao contrário do Base ID, que é um ID para um modelo de objeto). Por exemplo, todas as bottle caps criadas do mesmo Base ID irão ter Reference IDs diferentes. Esse ID é usado para manipular objetos existentes com comandos como kill, moveto, ou prid, por exemplo.

Qualquer item que não é criado por scripts de jogo pré-definidos (original ou por mods) irão ter reference ID começando com FF para indicar que esse item pertence a esse save particular. Isso é para itens gerados dinamicamente, como loot de containers, encontros aleatórios ou mercadorias de comerciante.

Ordem de carregamento

A ordem de carregamento de módulos (ESMs e ESPs) irá afetar o número de ID dos módulos. Os primeiros dois dígitos de um número de ID correspondem à sua ordem de carregamento (em hexadecimal, como o resto dos números). É preciso usar um utilitário como o FO3Edit para determinar a ordem de carregamento do módulo. O número de ID do Fallout3.esm é 00, como ele vai ser sempre o primeiro módulo a carregar. O número de ID da série no alcance FF (equivalente decimal: 255) é reservado pelo motor do jogo para objetos criados e salvos no arquivo gamesave (tal como objetos do PlaceAtMe, projéteis, "dropados" do inventário, ou atores list-spawned).

De acordo com o layout desse sistema, o número máximo de módulos adicionais que podem ser carregados pelo jogo é 254 (256 é o alcance da ordem de carregamento, -1 para o alcance do Savegame FF, -1 para o sempre obrigatório Fallout3.esm).

Veja também